Inauguração do Estúdio CRJ incentivará a cultura e criação artística democrática
Belo Horizonte (MG) – Na última sexta-feira, 25, foi inaugurado o Estúdio CRJ, instalado no Centro de Referência das Juventudes. A inauguração marca o início das atividades do espaço, que tem por objetivo incentivar a cultura por meio da música e da criação artística democrática para a juventude, compreendendo pessoas de 15 a 29 anos, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social.
A partir de fevereiro de 2024 o estúdio será aberto para a sociedade civil como um todo, "temos critérios de prioridades porque entendemos que a política pública precisa promover a equidade. Então vamos trazer projetos de jovens que são de regiões periféricas e que são atendidos por algum programa social, eles poderão utilizar o estúdio através do formulário de solicitação", completa.
Quatro modalidades serão ofertadas pelo estúdio:
1 - Produção de podcast: Será realizado a gravação, tratamento e entrega do produto do podcast.
2 - Horários para ensaios: Ensaios de grupos de igreja, rap, funk entre outros.
3 - Captação da música: Gravação da música, desde bandas até projetos eletrônicos.
4 - Gravação e entrega do produto em formato Wav: Gravação, captação da voz, mixagem e masterização da música, sendo entregue um produto em formato Wav para ser distribuído e colocado em plataformas de streamings.
Para a procuradora do Trabalho, Luciana Coutinho, a reversão da multa utilizada para ajudar a custear esse espaço é um ressignificado desse recurso. "Parabenizo a todos que lutaram para que esse espaço se realizasse, fico muito feliz e espero que esse espaço dê muitos frutos porque acreditamos muito nessa potência de franquear oportunidades, temos que trabalhar para poder dar oportunidades para nossa juventude, para que não fiquem limitados a trabalhos precários, que a juventude possa escolher aquilo que gosta", finaliza.
A sala do Estúdio está toda revestida com portas duplas e vidros para conter e isolar o som interno, além de proteger a sala de sons externos. Também conta com monitores de áudio, microfones, mesa para podcast, e interfaces de áudio, além de câmeras de segurança.
O Estúdio foi equipado por meio de recursos provindos de reversão de multa pelo Ministério Público do Trabalho e será gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e o CRJ.
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais