Inauguração do Estúdio CRJ incentivará a cultura e criação artística democrática

Belo Horizonte (MG) – Na última sexta-feira, 25, foi inaugurado o Estúdio CRJ, instalado no Centro de Referência das Juventudes. A inauguração marca o início das atividades do espaço, que tem por objetivo incentivar a cultura por meio da música e da criação artística democrática para a juventude, compreendendo pessoas de 15 a 29 anos, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social.

A Gerente do Centro de Referência das Juventudes, Paola Abreu, compartilhou que a partir da inauguração do Estudio CRJ, será desenvolvido uma metodologia experimental, projeto piloto, que contemplará atividades de produção musical para jovens artistas que cumprem medida socioeducativa em regime fechado de internação, em parceria com órgãos do sistema de justiça juvenil. "Visitamos as unidades, apresentamos uma metodologia e um projeto que será executado até dezembro. Nosso objetivo será produzir e lançar uma música de cada jovem, com a previsão de lançamento para fevereiro de 2024. Essa inauguração e projeto só pôde se materializar com o apoio e mediação do MPT".

A partir de fevereiro de 2024 o estúdio será aberto para a sociedade civil como um todo, "temos critérios de prioridades porque entendemos que a política pública precisa promover a equidade. Então vamos trazer projetos de jovens que são de regiões periféricas e que são atendidos por algum programa social, eles poderão utilizar o estúdio através do formulário de solicitação", completa.

Quatro modalidades serão ofertadas pelo estúdio:

1 - Produção de podcast: Será realizado a gravação, tratamento e entrega do produto do podcast.

2 - Horários para ensaios: Ensaios de grupos de igreja, rap, funk entre outros.

3 - Captação da música: Gravação da música, desde bandas até projetos eletrônicos.

4 - Gravação e entrega do produto em formato Wav: Gravação, captação da voz, mixagem e masterização da música, sendo entregue um produto em formato Wav para ser distribuído e colocado em plataformas de streamings.

Para a procuradora do Trabalho, Luciana Coutinho, a reversão da multa utilizada para ajudar a custear esse espaço é um ressignificado desse recurso. "Parabenizo a todos que lutaram para que esse espaço se realizasse, fico muito feliz e espero que esse espaço dê muitos frutos porque acreditamos muito nessa potência de franquear oportunidades, temos que trabalhar para poder dar oportunidades para nossa juventude, para que não fiquem limitados a trabalhos precários, que a juventude possa escolher aquilo que gosta", finaliza.

O Técnico responsável pelo estúdio do CRJ, Rodrigo de Oliveira, falou sobre a importância dessa conquista, "é uma demanda antiga das juventudes, já que os jovens são muito carentes desse tipo de serviço e cuidado artístico. Sabemos o quão difícil e caro é produzir uma música hoje em dia. Esse estúdio vem para facilitar o acesso e tornar a arte mais democrática. Um dos nossos objetivos com essa conquista é de ajudar na mudança de vida dos jovens a partir dessa vivência, divulgando a música e quebrando barreiras", finaliza.

A sala do Estúdio está toda revestida com portas duplas e vidros para conter e isolar o som interno, além de proteger a sala de sons externos. Também conta com monitores de áudio, microfones, mesa para podcast, e interfaces de áudio, além de câmeras de segurança.

O Estúdio foi equipado por meio de recursos provindos de reversão de multa pelo Ministério Público do Trabalho e será gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e o CRJ.

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir