Projeto ABRACE - Pernas de Aluguel participa de sua primeira corrida de rua
Projeto apoiado pelo MPT fomenta a inclusão de pessoas com deficiência no esporte
Belo Horizonte (MG) – O Projeto ABRACE – Pernas de Aluguel iniciou sua participação em corridas de rua no domingo dia 22/10 com o Circuito Inclusão, sediado na Praça do Sol em frente ao Shopping Contagem. O projeto consiste em dar suporte aos gestores e voluntários que viabilizam a condução de pessoas com deficiência (PCDs) em corridas de rua através de triciclos devidamente adaptados para a atividade e com toda a segurança.
Ao todo participaram da corrida 8 PCDs, 16 voluntários e 3 supervisores. Há também a previsão de atendimento aos voluntários e supervisores através de treinos online e presenciais e inscrições em futuras provas.
O resultado da primeira corrida foi satisfatório para toda a equipe, conforme conta a supervisora do projeto ABRACE, Ramille Soares: "O objetivo é correr para o abraço, para a inclusão e para a felicidade. E nessa corrida, pulsamos inclusão do início ao fim. Não tivemos times nem escalação, foi entrega de coração para coração. Vale destacar que tivemos duas estreias de atletas PCD, o André e a Raia. Que empolgação mais linda!".
O ABRACE visa a promoção de cidadania, inclusão, socialização e do esporte como forma de construir momentos especiais e inesquecíveis a um PCD. Para isso, o Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), instituição parceira do Ministério Público do Trabalho (MPT) nessa causa, propôs um programa de suporte administrativo/operacional, manutenção de equipamentos, treinamentos específicos para corridas de rua com um profissional de educação física, uniformização, lanches e hidratação pré/pós treino ou corrida, capacitação dos voluntários para dar suporte ao PCD durante as provas e conceder inscrição nas corridas de rua sem custos aos participantes e ajuda de custos para o deslocamento até os locais de competição.
Além disso, serão realizadas minipalestras mensalmente sobre temas relacionados às síndromes mais frequentes entre os PCDs (paralisia cerebral, por exemplo) e os reflexos na vida das pessoas que convivem rotineiramente com eles.
O Projeto, que tem duração prevista de 8 meses, foi iniciado no dia 18 de setembro, tendo uma fase inicial de planejamento de 30 dias e a execução plena se dará entre outubro de 2023 até abril de 2024. Além da participação do ABRACE no Circuito da Inclusão (22/10), nesse prazo estão previstas outras 4 corridas de rua:
· 19/11 - Corrida do Cruzeiro
· 26/11 - Corrida Arena MRV
· 10/12 - Volta da Pampulha
· 1° trimestre de 2024 – 5ª prova ainda a definir
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG