MPT apoia campanha de fortalecimento dos sindicatos em Minas
Belo Horizonte (MG) – A campanha "O sindicato somos nós: nossa casa, nossa força e nossa voz!" foi lançada nesta segunda-feira (4), em solenidade realizada no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Quem abriu as atividades foi o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-MG), Arlélio Lage.
A campanha é promovida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais e o Sindeac em parceria com as Centrais Sindicais e o Ministério Público do Trabalho. O evento tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a relevância que essas entidades têm na construção de um ambiente de trabalho justo e equitativo, destacando os sindicatos como agente fundamental na promoção de condições dignas de trabalho.
Nesse contexto, o procurador-chefe do MPT, Arlélio Lage, destacou a importância da atuação dos sindicatos citando dados disponibilizados pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT): "em 2023 estão vigentes 20.176 mil acordos coletivos e 5.313 convenções coletivas de trabalho. Isso significa dizer que milhares e milhares de trabalhadores se beneficiam dessas conquistas, que isoladamente nenhum deles conseguiria alcançar."
Reiterando o apoio do MPT pela campanha, Arlélio finalizou seu discurso destacando que "o MPT, em seu papel de fiscal da lei, e com a isenção que o seu status social lhe confere, estará sempre à disposição para auxiliar na construção de soluções entre as partes, seja demandado por representantes de empregados ou de empregadores. Que a campanha chegue a todos os cantos desse estado e seja um sucesso!"
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG