O MPT leva o tema combate ao trabalho infantil para a 15ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

A prova será realizada no dia 30 de junho de 2024 na orla da Lagoa da Pampulha

Belo Horizonte (MG) - A importância do engajamento da sociedade no enfrentamento à toda forma de exploração de trabalho infantil e adolescente será assunto da 15ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte. Publicações no site e nas redes sociais da prova vão convidar os corredores e corredoras a conhecer e a se engajar na causa, apoiando ações voltadas para o combate ao trabalho infantil promovidas pelo Ministério Público do Trabalho e seus parceiros. Nas camisas e em todas as peças de divulgação da corrida será estampada a hashtag #ChegaDeTrabalhoInfantil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do assunto.

"A inclusão desse tema em uma modalidade esportiva que tem tanta visibilidade social nos ajuda a colocar essa discussão no debate público, pois à medida que a sociedade conhece e se manifesta contra, ampliamos potencialmente a nossa força de combate. O nosso objetivo é ampliar cada vez mais a conscientização sobre a importância de se erradicar essa forma de exploração e os espaços de divulgação da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil", destaca a procuradora do Trabalho, Luciana Marques Coutinho.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 1,9 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil em 2022. A maior parte deles eram pretos ou pardos: 66,3%. Quase 28% trabalhavam em atividades do comércio. Em seguida, 22,8% estavam na agricultura, e mais de 6% no serviço doméstico. "Um levantamento recente da Superintendência Regional do Trabalho, a partir dos dados da PNAD, mostra que, embora o trabalho infantil tenha reduzido um pouco no Estado, em Belo Horizonte os números aumentaram", relata a procuradora do Trabalho Luciana Coutinho.

Dados da Auditoria Fiscal do Trabalho deram conta de que, em 2023, foram retiradas 2.564 crianças e adolescentes de situações de exploração infantil. O estado de Minas Gerais ocupa a 2ª posição nesse ranking. O aumento em relação a 2022 foi de cerca de 9%, quando 2.324 jovens haviam sido resgatados. O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) indicou que, das crianças resgatadas nas 1.518 ações realizadas, 1.923 são meninos e 641 meninas. O Mato Grosso do Sul liderou a lista com 372 afastamentos, Minas Gerais (326) e São Paulo (203).

As provas da Meia Maratona Internacional de BH serão realizadas no domingo, dia 30 de junho de 2024, com largada e chegada na "Praça Nova" da Pampulha (Praça Geralda Damata Pimentel). Além da modalidade principal de 21 quilômetros (Km), terão provas de 10 e 5 Km, cujas inscrições já estão abertas.

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no X (antigo Twitter) @MPT-MG  e saiba mais sobre a atuação do MPT.  

Imprimir