5º Congresso de Gestão do MP acontece em Brasília

Entre os dias 21, 22 e 23, Brasília sediou o 5º Congresso de Gestão do Ministério Público, que teve como eixo central, neste ano, a gestão por resultados. Seis áreas foram diretamente contempladas na programação: administrativa, tecnologia da informação, comunicação, orçamento, pessoas e segurança institucional.

O congresso foi aberto oficialmente na noite de terça feira, 21, com a entrega do Prêmio CNMP de boas práticas, que recebeu mais de 650 trabalhos inscritos em oito áreas diferentes. O objetivo do prêmio é contribuir para disseminar as boas práticas implantadas no Brasil inteiro. Os 40 trabalhos finalistas podem ser conhecidos no site do prêmio CNMP. Entre os vencedores estão projetos de fomento à políticas públicas, eficiência e profissionalização de gestão.

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, enfatizou na abertura a responsabilidade do CNMP de induzir o diálogo entre todos os órgãos do MP. "Compete ao CNMP trabalhar para que a instituição de passos coletivos na consolidação e propagação dos acertos e na busca de caminhos para os novos desafios", disse Janot.
O Manual do Ordenador de Despesas do MP foi lançado durante o evento e ficará disponível para usuários no site do CNMP. O projeto foi coordenado pelo Conselheiro Jeferson Pereira Coelho e contou com a colaboração da procuradora do Trabalho Elaine Nassif.

Mais de 50 palestras foram oferecidas aos participantes das seis áreas. Temas como governança pública, gestão por competência, valores restaurativos no ambiente de trabalho e governança participativa deram ao evento o tom pretendido pelo CNMP: ser um espaço para fomentar a busca pela inovação com eficiência e pela profissionalização da gestão no MP. Os conteúdos das palestras também podem ser vistos no site do CNMP.
O CNMP custeou a ida de um representante de cada área por MP. Na área de comunicação, o MPT está representado pela jornalista Lilia Gomes, assessora de comunicação em Minas Gerais.

Imprimir