Seminário Nacional da Aprendizagem Profissional está com inscrições abertas
Você pode participar de forma virtual e ainda garantir um certificado de presença
Belo Horizonte (MG) – Inscreva-se para o Seminário Nacional da Aprendizagem Profissional, que será realizado em 10 de setembro, das 14h às 18h, de forma virtual, com transmissão por meio do canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT), no YouTube. O evento é aberto ao público em geral e disponibilizará certificado de participação, a partir da confirmação de presença virtual.
O seminário irá abordar ações e iniciativas das instituições em favor da aprendizagem profissional, além de boas práticas e desafios para implementação, explorando ainda aspectos da aprendizagem profissional no âmbito da Administração Pública.
Assim, tanto a sociedade civil quanto os agentes públicos e as instituições parceiras, por exemplo, poderão participar. Nesse sentido, os empregadores teráo a oportunidade de acompanhar as melhores práticas de implementação da aprendizagem profissional, o que poderá auxiliá-los em eventuais dificuldades enfrentadas e até mesmo no aprimoramento das próprias ações.
Pesquisadores e interessados sobre o tema poderão compreender melhor as iniciativas e políticas públicas adotadas pelos órgãos organizadores, sobretudo compartilharem dos principais desafios para a efetiva entrega de resultados à sociedade, na referida área.
Já os agentes públicos podem se inteirar sobre as influências da nova Lei de Licitações no âmbito das ações da aprendizagem profissional. E, por fim, as instituições parceiras, cadastradas no Cadastro Nacional da Aprendizagem Profissional, terão uma excelente oportunidade para assistirem às palestras sobre ações e iniciativas atuais, o que pode subsidiar uma série de reflexões e melhorias das respectivas estratégias e processos de trabalho.
O evento é uma realização conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Justiça do Trabalho.
A aprendizagem profissional é uma política pública de inclusão de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e de pessoas com deficiência, sem limite de idade, no mercado de trabalho. Empresas de médio e grande portes podem contratar esses jovens na condição de aprendizes, desde que estejam matriculados em cursos de aprendizagem profissional. Além de cumprir um papel social ao inseri-los no mercado de trabalho, as empresas podem formar profissionais qualificados para aproveitar no quadro de empregados.
Faça já a sua inscrição, clique aqui! Não perca essa oportunidade.
Programação
14h – 15h - Ações e iniciativas da Justiça do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho em prol da aprendizagem profissional
Desembargador João Batista Martins César – TRT15
Dercylete Lisboa Loureiro – SIT/MTE
Ana Elisa Alves Brito Segatti – MPT/SP
15h – 16h30 - Boas práticas e desafios para a contratação do público prioritário da aprendizagem profissional
Cláudia de Mendonça Braga Soares (MTP/AL – Projeto Contrate)
Christiane Azevedo Barros (AFT - SRT/MG – Projeto Descubra)
Marcia Rabelo Sandes (MP/BA – Projeto Sinaleiras e Projeto Cidadão Aprendiz)
Denise Marsico do Couto (TRT17– Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil/ES)
16h30 – 18h - A Administração Pública, a nova Lei de Licitações e a aprendizagem profissional
Mônica de Oliveira Casartelli (AGU)
Rita Tourinho (MP/BA)
Marici Coelho de Barros Pereira (MPT - CONAP)
Faça já a sua inscrição, clique aqui!
Saiba mais sobre as entidades habilitadas e os cursos ofertados!
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mantém o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP) que lista as entidades qualificadas na formação técnica profissional. Todas as entidades precisam obedecer a uma série de critérios para estarem habilitadas pelo MTE na oferta de cursos de aprendizagem profissional.
Os interessados podem consultar aqui as entidades habilitadas e os cursos ofertados para a sua localidade. A política pública de Aprendizagem Profissional está de acordo com a Constituição Federal e com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no X (antigo Twitter) @MPT-MG e saiba mais sobre a atuação do MPT.