Publicadas as Comissões Julgadoras do Prêmio MPT na Escola, no âmbito do MPT-MG

Comissões serão responsáveis pelo julgamento da etapa estadual

Belo Horizonte (MG) – Foram publicadas as composições das Comissões Julgadoras Regionais, no âmbito do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), relativas ao Prêmio MPT na Escola. As comissões deverão selecionar os três primeiros colocados de cada categoria, conforme as faixas etárias participantes.

Nesse sentido, a etapa estadual está dividida em três grupos, com os respectivos temas, os quais devem ser obrigatoriamente abordados, conforme se segue.

1. Alunos(as) de 4.º e 5.º ano do ensino fundamental – Trabalho infantil;

2. Alunos(as) de 6.º e 7.º ano do ensino fundamental – Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional;

3. Alunos(as) de 8.º e 9.º ano do ensino fundamental – Segurança e saúde nas escolas e no trabalho.

Já no que toca às categorias, são quatro: conto, poesia, música e desenho. Cada município só pode inscrever até quatro trabalhos, sendo admitido apenas um, o primeiro colocado, por categoria, na seleção municipal.

 

Conheça as composições das Comissões Julgadoras do MPT-MG, por categoria

MÚSICA

  • Nágila Cardoso Ferreira - Técnica Administrativo;
  • Larissa Juliana dos Santos Barreto - Assessora de Comunicação Social;
  • Luiz Gustavo Moreira - Técnico Administrativo.

 

DESENHO

  • Fernanda Batista Davila - Assessora Jurídica;
  • Ana Carolina Tetzl Rocha - Analista do Ministério Público da União;
  • Magda Helena Reis Cota de Almeida - Assistente da Seção de Assistência À Saúde;
  • Adolescente a ser indicado pela FNPETI ou FECTIPA.

 

POESIA

  • Daniela de Mattos Ferreira - Técnica Administrativo;
  • Brenno Soares Andrade – Técnico Administrativo;
  • Rafael Albernaz Carvalho – Procurador do Trabalho.

 

CONTO

  • Lilia Gomes Ferreira de Menezes – Assessora de Comunicação Social;
  • Renata Barreto da Silva - Técnica Administrativo;
  • Belkiss Alves da Gloria Meira - Chefe da Seção de Acervo e Atendimento.

 

Você conhece o Prêmio MPT na Escola?

Com o objetivo de levar a importante temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, o Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as) das escolas públicas participantes em todo o país.

Trata-se de um concurso exclusivamente cultural, recreativo, voluntário e gratuito. E resulta do trabalho realizado, ao longo de 2024, pelos educadores com os alunos em salas de aula, a fim de dar visibilidade e fomentar as discussões sobre os temas trabalho infantil; aprendizagem como meio regular de ingresso do adolescente no mercado de trabalho; e saúde e segurança no trabalho.

Essa iniciativa faz parte do Projeto Resgate a Infância, do Eixo Educação, da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT.

Conheça melhor os detalhes do Prêmio MPT na Escola, abaixo.

 

Objetivos

Além do objetivo de levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar e transformar os(as) profissionais da educação em multiplicadores(as) do conhecimento sobre o tema, há ainda as seguintes finalidades:

· Alertar sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da referida violação de direitos;

· Fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a);

· Reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) aluno(as);

· Reconhecer a dedicação dos(as) educadores(as) envolvidos(as) nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

Categorias, protagonismo dos alunos e originalidade dos trabalhos

São quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Sendo que todos os trabalhos inscritos, além de serem apresentados pelos próprios alunos(as), devem ser originais, inéditos e de autoria dos participantes.

 

Etapas

O prêmio é dividido em 3 etapas: local, estadual/regional e nacional.

Na etapa local a inscrição e seleção dos trabalhos fica a cargo da Secretaria (Municipal ou Estadual) de Educação responsável pela escola participante e poderá inscrever até quatro trabalhos por grupo. Os trabalhos selecionados nessa etapa tiveram como prazo limite para inscrição na etapa estadual, o dia 05/08/24.

Já na etapa estadual/regional, poderão ser inscritos os trabalhos classificados em 1.º lugar na etapa anterior, em cada categoria (limitados a um trabalho por categoria por Secretaria de Educação). Para tanto, serão avaliados por Comissão Julgadora Estadual/Regional, instituída na Procuradoria do Trabalho do respectivo Estado, a qual deverá contar com, pelo menos, um(a) criança ou adolescente. A publicação do resultado dos(as) vencedores(as) será feita no dia 30/09/24 pelos sítios eletrônicos do MPT e demais redes sociais da Instituição.

Por fim, na etapa nacional serão inscritos, até 09/09/24, os trabalhos que obtiverem o 1.º lugar na etapa estadual/regional. Já a Comissão Julgadora Nacional será composta por, no mínimo, três jurados para cada categoria, sempre privilegiando a participação de crianças e/ou adolescentes.

 

Resultado e premiação

A publicação do resultado dos(as) vencedores(as) será feita pelo Portal MPT (Ministério Público do Trabalho (mpt.mp.br) até 12 de outubro de 2024. Serão premiados os trabalhos que obtiverem as três maiores notas em cada categoria de cada um dos grupos.

A premiação será realizada em sessão solene, promovida pelo MPT, em Brasília/DF, em data a ser divulgada oportunamente.

 

Saiba mais! Acesse o Regulamento Estadual e clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o Prêmio MPT na Escola! 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no X (antigo Twitter) @MPT-MG  e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir