Vamos falar sobre trabalho decente!?
Conheça as razões para priorizar o trabalho decente, segundo a OIT
Belo Horizonte (MG) - Você já sabe que o MPT tem como atribuição promover o cumprimento da legislação trabalhista, quando houver interesse público, inclusive para aumentar o nível de saúde e segurança nos ambientes laborais. Agora, vamos refletir sobre a importância de priorizar o trabalho decente!?
Vamos lá! Segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), o trabalho decente significa "salários justos, condições de trabalho seguras e a proteção dos direitos dos trabalhadores". Ela complementa ainda que se trata de "fornecer oportunidades iguais de crescimento, apoiar o aprendizado ao longo da vida e promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional". Por fim, porém não menos importante, aborda a necessidade de "reconhecer o valor de cada pessoa e de promover a diversidade e a inclusão no mundo do trabalho".
Nesse sentido, a própria OIT elenca sete razões para a priorização do trabalho decente, vamos conhecê-las!?
- Oportunidade de emprego decentes: ajudam a reduzir a pobreza e ainda contribuem no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (clique aqui para saber mais).
- Direitos dos trabalhadores: nos trabalhos decentes eles são tratados com dignidade e possuem condições seguras e saudáveis.
- Diálogo social: a inclusão das partes interessadas favorece a formulação de normas e políticas do trabalho.
- Proteção social: a partir do trabalho decente os trabalhadores e familiares têm acesso a benefícios essenciais e sistemas de apoio que salvaguardam o bem-estar e os protegem de riscos imprevistos.
- Igualdade e não discriminação: a igualdade de oportunidades e tratamento no local de trabalho, independentemente de gênero, idade, raça ou deficiência.
- Desenvolvimento sustentável: o trabalho decente incentiva a integração de questões ambientais nas políticas trabalhistas e promove uma transição justa para economias mais verdes e inclusivas.
- Justiça social: o trabalho decente serve como um catalisador para a justiça social, capacitando as pessoas por meio de salários justos, condições de trabalho seguras e oportunidades para a prosperidade econômica.
Priorize também o trabalho decente. Você pode colaborar denunciando irregularidades trabalhistas. É muito simples, basta clicar aqui!
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.