Minas Gerais se destaca na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola 2024 com 5 conquistas
Dentre elas, alunas mineiras ficam em 1º lugar nas categorias Poesia e Conto
Belo Horizonte (MG) – Minas Gerais se destacou na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola 2024, conquistando cinco importantes prêmios em diversas categorias. As alunas Karyna Alves da Silva e Vitória Lima Carlin Ronzani, de Andradas, ficaram em 1º lugar na categoria Poesia (4º e 5º ano) com o trabalho "O que posso ser quando crescer?", enquanto Anna Marina de Deus de Paula, de Congonhas, conquistou o 1º lugar na categoria Conto (6º e 7º anos) com o trabalho "Um pequeno sonho, uma grande realização".
No campo da Música, o município de Taiobeiras conquistou o 2º lugar com a música "Alô Garotada" (6º e 7º anos) dos alunos Clébson Rocha, Júlia Batista, Maria Barbosa, Rickelmy Viana e Yasmim Cavalcante e o 3º lugar com "Menino do Sinaleiro" (4º e 5º ano) de Davi Medeiros, Éverton Oliveira, Geovanna Lima, Luís Silva e Theyllon Oliveira. Além disso, a aluna Ester de Jesus Anastácio Alves, de Belo Horizonte, conquistou o 3º lugar na categoria Desenho (6º e 7º anos) com o trabalho "Jornada de Aprendizagem: da Escola à Profissionalização". Essas conquistas reforçam o talento e o engajamento dos estudantes mineiros no combate ao trabalho infantil.
"Posso ser uma ginasta ou até uma cineasta. Só não posso ser vítima do trabalho infantil. Porque isso faz mal para as crianças do nosso Brasil", esse foi o alerta feito pelas alunas Karyna e Vitória na poesia. Durante a fala de agradecimento, as alunas comentaram que o processo criativo se originou da coleta de ideias e a fusão das suas personalidades e aproveitaram para agradecer a orientação e incentivo da equipe educacional.
"(...) e o mais importante, estudava bastante, bem mais que o habitual, pois seu pequeno sonho poderia se tornar uma grande realização, aprender uma profissão e se tornar uma grande profissional", aborda a aluna Anna em seu conto. Em sua fala de agradecimento, a estudante expressou a sua felicidade e emoção com o prêmio.
"A nossa participação foi muito legal! Fizemos parte de todo o processo da criação e produção da música e foi muito divertido. Ficamos muito felizes e gratos com o prêmio", compartilharam os alunos Clébson, Júlia, Maria, Rickelmy e Yasmim.
"Agora a música Menino do Sinaleiro não é mais nossa e sim de todas as crianças que precisam ser ouvidas. Nosso maior desejo é que o sinal da vida de todas as crianças mude de cor e o trabalho infantil seja erradicado de vez", esse foi o recado dos alunos Davi, Éverton, Geovanna, Luís e Theyllon.
Confira as músicas "Alô Garotada" e "Menino do sinaleiro"
Confira a poesia "O que posso ser quando crescer?"
Confira o conto "Um pequeno sonho, uma grande realização"
Confira a gravação da solenidade de premiação
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.