Gordofobia nas relações de trabalho é tema de livro recém-lançado

Autora, procuradora do Trabalho, realizou uma abordagem jurídica e social do tema

Belo Horizonte (MG) – O fenômeno da gordofobia, considerada a opressão estrutural na sociedade contra pessoas gordas, indica a urgente necessidade de diálogos e estudos no âmbito do Direito Antidiscriminatório, sobretudo nas relações de trabalho. É justamente esse o objetivo do livro "Direito Antidiscriminatório Brasileiro: a Gordofobia nas Relações de Trabalho", que realiza uma abordagem jurídica e social do tema, especialmente, sob a perspectiva do Direito do Trabalho.

A autora, a procuradora do Trabalho Isabella Filgueiras Gomes, examina a evolução histórica do tratamento conferido à pessoa gorda e analisa conceitualmente as noções de estigma, discriminação e gordofobia. Além disso, aprofunda-se em temas de Direito Antidiscriminatório e, sobretudo, promove uma abordagem interdisciplinar e jurídico-trabalhista da gordofobia no trabalho, analisando as normas jurídicas pertinentes. Tudo isso com base nos planos normativos nacional e internacional, na jurisprudência trabalhista brasileira, bem como na atuação do MPT.

Gomes registrou que, atualmente, "a realidade e os próprios corpos das pessoas gordas têm se tornado objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento", ainda que "os valores sociais contemporâneos privilegiem especialmente a visão ortodoxa do campo da saúde e da medicina".

Sob a perspectiva dominante, a "obesidade" é vista como doença, com indicação de métodos de prevenção e tratamento. Por outro lado, a partir de uma perspectiva contemporânea crítica que apresenta uma nova relação entre o corpo e a identidade, a autora ressalta que é possível observar o "fortalecimento do ativismo gordo ou gordoativismo, que formula e expressa insurgências contra tratamentos considerados injustos e articula demandas relacionadas às vivências das pessoas gordas". Essa concepção social, no entendimento da autora, é a mais adequada em se tratando do campo jurídico.

A obra transpõe as discussões emergentes sobre o enfrentamento à gordofobia, que hoje se desenvolvem pelo ativismo gordo, para o Direito, especificamente para o Direito do Trabalho. Trata-se do primeiro livro publicado no Brasil sobre o tema, resultado da pesquisa de mestrado da autora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O livro já está disponível para aquisição no site da Editora Lacier, por meio do link https://bit.ly/3XhuQHQ.

   

Título: Direito Antidiscriminatório Brasileiro: a Gordofobia nas Relações de Trabalho

Autora: Isabella Filgueiras Gomes

Editora: Lacier

 

Leia também!

Aconteceu na PRT de Belo Horizonte...

MGS é condenada a conceder horário especial a empregados com deficiência, sem redução salarial

Monte Sião assina TAC que prevê a implementação de políticas de enfrentamento ao trabalho infantil

  

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir