Patrocínio e Espera Feliz recebem oficina de formação sobre trabalho infantil

Os dois municípios foram vencedores do Prêmio MPT na Escola 2015

MPT na Escola em Patrocinio
MPT na Escola em Patrocinio

A cidade de Patrocínio, na região do Triângulo Mineiro, comemorou em grande estilo, nesta segunda-feira, 30, a vitória de seus alunos no concurso nacional MPT na Escola. Estudantes do ensino fundamental ficaram com o primeiro lugar na categoria música. Além da premiação já recebida, no dia 19 de novembro, em solenidade em Fortaleza, o município foi contemplado com uma oficina de formação de educadores.

Cerca de 100 pessoas, integrantes da rede de proteção contra o trabalho infantil (Conselho Tutelar, Agentes Comunitários de Saúde, Cras, Creas, professores), participaram da oficina de formação de educadores ministrada pelo gerente nacional do projeto MPT na Escola, o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. A coordenadora regional da Coordinfância, Renata Stehling, também participou dos trabalhos.

Veja a galeria de fotos

O estado de Minas Gerais teve a segunda participação mais efetiva no Prêmio MPT na Escola 2015. Um total de 94 trabalhos participaram da etapa estadual (22 contos; 29 pinturas; 22 músicas; 20 esquetes). Quatro foram selecionados para a etapa nacional e dois ficaram em primeiro lugar: um conto da cidade de Espera Feliz e uma canção da cidade de Patrocínio.

"Em patrocínio recebemos educadores de todas as escolas na oficina de formação, além de agentes dos demais órgãos da rede de proteção, inclusive agentes comunitários de saúde. Esse envolvimento intersetorial sinaliza que o projeto ganhou força no município e que estamos caminhando mais rapidamente para a erradicação do trabalho infantil", destacou o gerente do projeto, o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima.

O censo de 2010 registrou 1.733 casos de crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 17 anos, em situação de trabalho na cidade de Patrocínio. Esse número corresponde a 14,4% do total de crianças existentes no município nesta faixa etária.

O prefeito da cidade, Lucas Campos de Siqueira, prestigiou o evento e comprometeu-se publicamente a levar o projeto MPT na Escola a todas as unidades de ensino do município.

Além de apresentar o panorama do trabalho infantil no Brasil, para sensibilizar os agentes públicos, a oficina inclui a exibição de vídeos que podem ser replicados no ambiente escolar, orientações pedagógicas para a abordagem do tema e sugestão de plano de atividades para aplicação nas escolas. "Também recebemos com grande alegria os alunos vencedores da cidade de Patrocínio. Eles apresentaram a canção vencedora intitulada: Brincar e Aprender", destacou Antonio Lima.

Nesta quarta-feira, 2, será a vez da cidade de Espera Feliz reunir a rede de proteção contra o trabalho para a oficina de formação de educadores contra o trabalho infantil.
O evento será realizado, a partir 7h30, na Igreja Batista Ebenezer, rua Capitão Carlos de Souza. Confira a programação completa. 

Leia também: Vencedores do Prêmio MPT na Escola dão aula de cidadania

Imprimir