Cenibra vai retomar negociações com sindicatos dos trabalhadores

O acordo para retomada das negociações entre sindicatos profissionais e a Celulose Nipo Brasileira S.A (Cenibra) foi acertado durante audiência de mediação realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, 9. No dia 16 dezembro a Cenibra vai voltar a se reunir com os Sindicatos e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado, para retomarem as negociações de renovação do acordo coletivo.

A Cenibra informou que suspendeu a negociação do acordo coletivo porque teve suas operações paralisadas durante 14 dias, na unidade de Belo Oriente, devido à impossibilidade de captar água do Rio Doce. De acordo com os representantes da empresa, o acidente com a barragem da Samarco implicou em diversas alterações tecnológicas no processo produtivo, inclusive aquisição de filtros para tratamento de água.

Os sindicatos profissionais ressaltaram que estão abertos ao diálogo, mas enfatizaram que a Usina de Belo Oriente é apenas uma entre as 54 unidades das empresas em funcionamento no estado de Minas Gerais, portanto o conjunto de trabalhadores não pode ser penalizado pelo problema naquela unidade, sendo assim não justifica a paralisação da negociação coletiva.

Mediação nº 3830.2015.03.000/6-83

Imprimir