Um mês para lembrar as vítimas de acidentes de trabalho
Campanha Abril Verde incentiva a prevenção como melhor maneira de evitar mortes no ambiente de trabalho. O Brasil registra, em média, 700 mil acidentes por ano
O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a quinze dias. Para combater essa realidade e chamar atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, o Ministério Público do Trabalho (MPT) apoia a campanha Abril Verde, dedicada à memória das vítimas de acidentes de trabalho, no Brasil inteiro.
Ações em Belo Horizonte: além da veiculação e distribuição do material informativo da campanha, exposição fotográfica e iluminação do prédio na cor verde, o MPT vai promover e participar de eventos em parceria com órgãos parceiros. Confira a agenda:
Palestra
27 de abril: palestra sobre ética na SST, no auditório do MPT (10 horas)
"Nosso objetivo é chamar a atenção para a má qualidade da prevenção, para riscos à saúde gerados por PPRAs e PCMSOs "para inglês ver", para a necessidade de se produzir laudos que estejam dentro da especialidade do profissional", destaca a procuradora do Trabalho Elaine Nassif.
Seminário28 de abril: seminário "A Prevenção como afinidade eletiva da Saúde e Segurança no Trabalho (SST)" (das 8 às 18 horas, no auditório da Fundacentro)
O MPT participará palestrando sobre sua atuação em defesa do meio ambiente do trabalho. Este evento representará o encerramento do Abril Verde, com um balanço da campanha.
Abordagem em campo
O MTPS, o MPT e a PRF farão operação nas estradas parando os caminhões, verificando jornada e condições de trabalho e conscientizando sobre os índices de acidentes nesse setor, que registra o maior número de CATs em Minas Gerais. Datas: 10, 11, 24 e 25 de abril.
Minuto de Silêncio – Nos jogos realizados no dia 26 de abril pela rodada da Copa do Brasil, será realizado um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho. A ação é uma parceria do MPT com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aceitou o convite e se engajou na campanha.
Dia 28 de abril – O mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7/4), e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4). Esta última data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).