Participantes da Rua de Direitos vão receber orientações sobre os serviços do MPT
Evento em prol da população em situação de rua marca os 120 anos do Parque Municipal
Promover o acesso de pessoas que se encontram em situação de rua a serviços e direitos básicos. Este é o objetivo da “Rua de Direitos”, evento que conta com atividades como a emissão de documentos, atendimento médico, psicológico, um consultório odontológico itinerante, além de consultorias jurídica, previdenciária e refeições, que será realizado nesta terça-feira, 25, das 9 às 17 horas, no Parque Municipal.
O evento está em sua quarta edição e tem a adesão de cerca de 40 entidades, inclusive o Ministério Público do Trabalho (MPT), que vai estar à disposição dos participantes, em um dos stands, para oferecer informações e orientações sobre sua atuação e serviços.
O projeto “Rua do Direito” é itinerante. Teve sua primeira edição, em 2015, realizada aqui em Belo Horizonte, passou por Ipatinga e Montes Claros, em 2016, e agora retorna a Belo Horizonte, integrando a programação dos 120 anos do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A expectativa é de receber cerca de 400 pessoas.
Rua do Direito integra projeto maior: A ação é um dos eixos do projeto “Rua do Respeito” criado em 2015 pelo Ministério Público de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Servas. O MPT aderiu ao projeto neste ano, com os compromissos de promover palestras, atribuir prioridade na tramitação de procedimentos administrativos sobre trabalhadores em situação de rua, realizar audiências públicas com temas correlatos e incentivar seu público interno a participar de eventos como a Rua de Direitos.
Censo: O Terceiro Censo de População em situação de Rua e Migrante de Belo Horizonte de 2014, organizado pelo Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG, identificou que o número de pessoas em situação de rua na capital era de 1.827. Dessas, a maioria é formada por homens (86,8%); pessoas autodeclaradas pardas ou negras (79,5%); entre 31 e 50 anos de idade (67%); e mais da metade concluiu o primeiro grau escolar (62,7%). Sendo que 94% delas querem deixas as ruas. De acordo com o levantamento mais recente da Prefeitura de Belo Horizonte, hoje são 4.553 pessoas em situação de rua na capital.
O quê: Rua de Direitos
Quando: 26 de setembro, terça-feira
Horário: De 9h às 17 horas
Onde: Parque Municipal de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, 1377.