MPT e Justiça do Trabalho destinam R$ 82,5 mil para abrigamento integral de moradores de rua
Governador Valadares - O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve junto à Justiça Trabalho a destinação de R$ 82.543,10 para o município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O recurso será utilizado para auxiliar no custeio de ação de abrigamento voluntário e temporário, em tempo integral, de moradores em situação de rua, durante a pandemia da Covid-19.
Além disso, o local vai contar com o apoio das equipes técnicas do Centro Pop, Abrigo e Consultório na Rua para atendimento das necessidades psicossociais e cuidados de saúde. Os profissionais do programa Saúde Bucal e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também estão envolvidos nos trabalhos, que serão desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.
No despacho que acatou o pedido do MPT e determinou o repasse do recurso ao município, o juiz Fernando Rotondo Rocha, da 1ª Vara do Trabalho (VT) destacou a relevância da atuação do Poder Judiciário e do MPT "no apoio às ações de enfrentamento da pandemia da COVID-19, em especial àquelas voltadas ao trabalhador da área de saúde e grupos de risco em situação de vulnerabilidade, como os que se encontram em situação de rua, sem abrigo e expostos diretamente à infecção, neste momento tão delicado e complexo pelo qual passa a sociedade brasileira e a população mundial".
A verba transferida para o município tem origem em uma indenização paga por uma empresa para reparação de danos morais coletivos em ação civil pública (ACP) de autoria do MPT.
Número da ação no TRT: 0000702-32.2015.5.03.0059
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG