TAC assegura consultas gratuitas a assistidos por entidades de Governador Valadares
Acordo prevê que serviço médico será ofertado por três anos
Pessoas assistidas por quatro entidades beneficentes e sem fins lucrativos de Governador Valadares, na Região Leste de Minas, terão consultas médicas gratuitas nos próximos de três anos. Os primeiros atendimentos tiveram início neste mês e contemplam as especialidades de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, neurologia e clínica. Esse é um dos compromissos assumidos pela Sociedade Médica de Administração e Serviços Ltda (Somas) perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) por meio de um termo de ajustamento de conduta (TAC).
A Sociedade São Vicente de Paulo (Lar Dos Velhinhos de Governador Valadares), Associação De Proteção e Assistência aos Condenados (APAC-GV), Associação Santa Luzia de Governador Valadares e Associação Missionária Evangélica Vida (Missão Vida) são os beneficiários com a oferta do serviço. Para a realização das consultas, o médico contará com o auxílio de um técnico de enfermagem ou enfermeiro, que também será disponibilizado pela Somas.
"O médico responsável procederá à realização dos atendimentos das pessoas abrigadas na entidade, dentro do período de quatro horas, mediante triagem e ordem de atendimento a serem realizadas pela entidade beneficiária, sendo que em caso de dúvida prevalecerá a decisão do profissional médico nesse particular, que definirá os casos reputados urgentes e que demandem atendimento prioritário", detalha o procurador.
Em decorrência da pandemia da Covid-19, todos os profissionais de saúde vão usar equipamentos de proteção individual (EPI) necessários ao atendimento, fornecidos pelo compromissado.
O TAC ainda estabelece que, em caso de descumprimento de alguma obrigação, a Somas deverá efetuar o pagamento da multa original, descontados os valores dos atendimentos já realizados.
Número do procedimento: 000049.2012.03.006/2
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG