Inaugurada sede própria do MPT em Juiz de Fora
A PTM atende 100 municípios da região da Zona da Mata Mineira
PTM-Juiz de Fora – Na última segunda-feira, 13, foi realizada a inauguração da sede própria da Procuradoria do Trabalho no Município de Juiz de Fora (PTM-Juiz de Fora). A solenidade contou com a participação do procurador-geral do Trabalho (PGT), José de Lima Pereira, do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), Arlélio de Carvalho Lage, dos procuradores do Trabalho, de magistrados e de lideranças sindicais.
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Pereira, o procurador-chefe do MPT-MG, Arlélio de Carvalho Lage, e o procurador do trabalho e coordenador da PTM Juiz de Fora, Fabrício Borela, descerraram a placa que simboliza o momento de inauguração da sede.
"A conquista desta nova sede em Juiz de Fora fortalece o nosso papel na sociedade e consolida a nossa missão em defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis para a efetivação dos direitos fundamentais do trabalho. Renovamos nossa estrutura física para garantir sempre os "melhores caminhos" em prol da vida digna de trabalhadores e de trabalhadoras que vivem e sobrevivem nos quase 100 municípios que constituem a abrangência desta Procuradoria do Trabalho", pontua o PGT, José de Lima Pereira.
Região próspera e com alto potencial de empregabilidade, a Zona da Mata, representada por Juiz de Fora, foi a segunda no estado a receber unidade do MPT, em 26 de julho de 2005. "Por uma feliz coincidência, neste ano estamos comemorando 20 anos de interiorização do MPT e a maioridade desta PTM, que completará 18 anos de funcionamento em breve. Sendo assim, a nossa alegria é múltipla ao celebrar a inauguração desta sede, que é própria, bem localizada, confortável para membros, servidores e usuários e 100% acessível", destaca o procurador-chefe do MPT-MG, Arlélio de Carvalho Lage.
O Coordenador da PTM, Fabrício Borela, ressalta que esta é uma conquista não só do MPT, mas de toda a comunidade de Juiz de Fora e dos demais municípios nos quais a Procuradoria atua, "uma vez que a melhoria das instalações, do acesso e atendimento ao público e das condições de trabalho dos servidores, vai refletir diretamente na qualidade da atuação do MPT. Quando o Ministério Público se fortalece, a democracia e os direitos fundamentais estão sendo fortalecidos, então esse deve ser o nosso norte como uma instituição essencial e permanente do sistema de justiça brasileiro".
O procurador e decano da PTM, José Reis enfatizou os deveres institucionais do MPT e a busca pelo cumprimento das metas. "Penso ser importante neste encontro com a sociedade, deixar registrado que a PTM em Juiz de Fora, sempre estará de portas abertas para receber os reclames e buscar a restauração da ordem jurídica e a defesa dos direitos e interesses sociais e individuas dos trabalhadores", finalizou.
A PTM recebe denúncias e investiga irregularidades trabalhistas em 100 cidades da região da Zona da Mata e já contabiliza mais de 10 mil investigações instauradas, nos 18 anos de funcionamento, focadas nos diversos temas de atuação do MPT, principalmente Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho e Jornada de trabalho.
A solenidade foi muito prestigiada por representantes de entidades locais, tendo o dispositivo de honra sido integrado pelos seguintes nomes:
Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, o Procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, o Corregedor-Geral do MPT e Subprocurador-Geral do Trabalho, Jeferson Luiz Pereira Coelho, Procurador-Chefe do MPT em Minas, Arlélio de Carvalho Lage, o Coordenador da PTM Juiz de Fora, Fabrício Borela, o Diretor-Geral do MPT e Subprocurador-Geral do Trabalho, Gláucio Araujo de Oliveira, Conselheiro-Secretário do Conselho Superior do MPT e Subprocurador-Geral do Trabalho, Fábio Leal Cardoso, Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus Vinicius David, o Procurador-Geral Adjunto do Município de Juiz de Fora, Rogerio Mendonça Souza, o Vice-Diretor da Subseção Judiciária da Justiça Federal em Juiz de Fora, Renato Grizotti Junior, o Presidente da 4ª Subseção da OAB em Juiz de Fora, Alexandre Atilio Rodrigues Costa, o Vereador Juraci Scheffer, o Chefe do Estado Maior da 4ª RPM, Ten. Cel. Silas Florenzano e o Gerente Regional do Trabalho em Juiz de Fora, Sérgio Tatsuo Nagasawa.
Confira as fotos da inauguração da sede da Procuradoria de Juiz de Fora.
O atendimento na unidade é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas e o telefone é (32) 3257-7650.
Saiba mais sobre a atuação da PTM Juiz de Fora acessando: procuradores atuantes, chefes de secretaria, contatos e notícias.
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais