Medidas de proteção para o trabalho com máquinas e equipamentos serão adotadas por indústria no Sul de Minas
Ações de segurança no ambiente de trabalho foram objetos de TAC firmado com o MPT
Pouso Alegre (MG) – Uma indústria alimentícia localizada em Andradas, no sul de Minas Gerais, após denúncia de acidente de trabalho, firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A partir da assinatura, o empregador se comprometeu com ações que visam proporcionar maior segurança no ambiente de trabalho, dentre as quais, a de fornecer gratuitamente equipamentos de proteção individual (EPI´s) adequados aos riscos inerentes às próprias atividades.
Ainda nesse sentido, a indústria deverá capacitar os empregados envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em equipamentos e máquinas, bem como utilizar profissionais capacitados para reparos e manutenções. Essas e outras medidas, fixadas na Norma Regulamentadora 12 (NR 12), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visam evitar acidentes mais graves.
Todas as obrigações pactuadas no presente TAC, que tem vigência por prazo indeterminado, devem ser observadas de forma imediata pelo empregador, sob pena de multa de R$ 5 mil por eventual item descumprido.
IC 000276.2020.03.009/8
Você sabe quais são os riscos de um operador de máquinas?
O manuseio incorreto de máquinas e a falha ou falta de manutenção sujeitam os trabalhadores que operam tais equipamentos a alguns riscos, tais como prensamento, esmagamento, corte e perfuração de membros; choque elétrico; intoxicação por gases ou vapores (risco químico); além, é claro, da exposição ao excesso de ruídos, calor, vibração radiação, combustíveis inflamáveis e superfícies quentes.
Cuidados necessários para a segurança dos trabalhadores operadores de máquinas.
É extremamente importante o estudo, o conhecimento e a preparação por parte de quem vai manusear essas máquinas, já que a falta de treinamento, habilidade e capacidade submete esses operadores a grandes riscos. Além disso, os empregadores devem observar integralmente a responsabilidade de inspecionar e averiguar o ambiente de trabalho, melhorar o layout, o aspecto físico para o próprio funcionário e até mesmo as dimensões de equipamentos, locais e direcionamento de trânsito de pessoas. Outro cuidado importante é com a sinalização de todos os dispositivos e disparos de emergências.
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no X (antigo Twitter) @MPT-MG e saiba mais sobre a atuação do MPT.