TAC garante meio ambiente de trabalho mais seguro

sexta-feira, 21 outubro 2011,12:59

Empresa construiu novo vestiário feminino com armários e chuveiros em quantidade suficiente para atender a demanda

A Viação Santa Edwiges Ltda. assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho para garantir mais segurança aos cerca de 40 empregados que trabalham no local onde funciona a garagem e a oficina da empresa, no bairro Independência. O termo assinado em setembro estabelece que a Viação mantenha proteção no rebolo do esmeril, para prevenir contato acidental do trabalhador, e continue adotando medidas de proteção coletivas e/ou individuais suficientes para eliminar o risco de queda dos trabalhadores durante a execução de atividades em altura.

Viação Santa Edwiges corrigiu,
espontaneamente, todas as
irregularidades relativas ao
meio ambiente de trabalho

De acordo com a procuradora Sônia Toledo, responsável pelo caso, durante a investigação a empresa corrigiu todas as irregularidades relativas ao meio ambiente de trabalho. “Mesmo tendo corrigido os atributos de meio ambiente, a Viação concordou em celebrar o TAC a título de tutela inibitória, englobando os principais pontos que podem provocar acidentes de trabalho com risco grave de lesão ou sequela decorrente de queda”, explicou Sônia.

 

Grades das valetas de água pluvial foram consertadas.

Dentre as obrigações cumpridas espontaneamente pela empresa estão: instalação de cabos guias no galpão da oficina mecânica, com ganchos para prender cintos de segurança, para evitar risco de queda de trabalhador; dimensionamento correto do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e dos vestiários masculino e feminino; adequação do local de refeição e das instalações elétricas; instalação de guarda-corpos, de correntes nas valas de manutenção para impedir o acesso quando não há veículos no local; inserção de proteção nos rebolos dos esmeris e adequação das grades das valetas de água pluvial, deixando-as sem desníveis que comprometam a circulação de pessoas; manutenção das instalações, em geral, em boas condições.

Em caso de descumprimento do TAC a Santa Edwiges está sujeita à multa de R$ 5 mil, a cada vez em que for constatado o descumprimento da obrigação. Os valores das multas, caso incidam, serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Nº do processo: 001283.2009.03.000/9

Imprimir