AVISO DE COLETIVA - 06 de setembro de 2023, 15 horas

Operação Resgate III tem 204 resgatados do trabalho análogo ao de escravo em Minas Gerais

O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais e o Ministério do Trabalho e Emprego convidam para a Entrevista Coletiva, quando serão comunicadas ações de combate ao trabalho escravo em Minas Gerais e detalhes dos resgates feitos em Minas Gerais, durante a Operação Resgate III. A coletiva será realizada nesta quarta-feira, 6 de setembro, às 15 horas, na sede do MPT, que fica na Rua Bernardo Guimarães, 1615, no bairro Funcionários.

Vão participar da Entrevista Coletiva o Procurador-chefe do MPT em Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage, o Superintendente Regional do Trabalho, Carlos Calazans, Procuradores do Trabalho e Auditores Fiscais do Trabalho.

Realizada durante todo o mês de agosto, em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Operação Resgate III teve como resultado o resgate de 532 pessoas submetidas ao trabalho em condições análogas à escravidão. Homens, mulheres, idosos e até crianças estavam sendo explorados em seguimentos econômicos como agricultura nas lavouras de café, mandioca, batata, alho etc; na pecuária, na produção de carvão. Neste ano o número de resgatados no Brasil chegou a 2.077.

A operação foi empreendida pelo Grupo Especial Interinstitucional de Fiscalização Móvel (GEIFM), integrado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pela Defensoria Pública da União (DPU); Ministério Público Federal (MPF); Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Operação Resgate III é a maior ação conjunta já realizada no país com a finalidade de combater o trabalho análogo ao de escravo e o tráfico de pessoas integrada pelo MTE, MPT, MPF, DPU, PF e PRF. Foi organizada em agosto para marcar a passagem do Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, instituído em 23 de agosto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), bem como pela data de falecimento do abolicionista Luís Gama (24 de agosto de 1882), patrono da abolição da escravidão no Brasil.

 

Serviço

O QUE: Entrevista Coletiva sobre combate ao Trabalho Escravo em Minas Gerais

ONDE: Sede do Ministério Público do Trabalho em BH

DATA: 06 de setembro de 2023

HORÀRIO: 15 horas

 

Assessoria de Comunicação MPT-MG

(31) 8343-7879

prt03.ascom@mpt.mp.br

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir