MPT reafirma interesse em parcerias para erradicação do trabalho escravo

Declaração ocorreu durante o VII Encontro Nacional da COETRAES realizado em Brasília.

Brasília (DF) - O interesse do Ministério Público do Trabalho (MPT) em prosseguir a parceria com as Comissões Estaduais para a Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAES) foi reafirmada pelo conselheiro-secretário do Conselho Superior do MPT, Fábio Leal Cardoso, durante o VII Encontro Nacional da COETRAES realizado no dia 21 de novembro em Brasília. Cardoso representou o Procurador-Geral do Trabalho (PGT), José de Lima Ramos Pereira, no evento que também marcou os 20 anos da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE).

Ao falar para os participantes, o conselheiro-secretário apontou a necessidade de mudanças nas ações para o combate à escravidão contemporânea. Ele citou casos recentes de resgates de pessoas trabalhando em condições degradantes em setores como viticultura e cafeicultura e observou as medidas adotadas são as mesmas nos últimos 20 anos. "Não podemos fazer mais do mesmo, é preciso buscar uma nova perspectiva de atuação para alcançarmos melhores resultados", declarou.

A abertura do encontro contou com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida; do representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contar), Carlos Eduardo Chaves Silva; do diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Vinícius Pinheiro; da Diretora Técnica da Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento no Brasil (PADF), Irina Bacci; e do trabalhador vítima do trabalho análogo à escravidão, Luís Henrique Góes.

 

*Fotos Ubirajara Machado/Secom MPT

Fonte: Site da PGT

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir