Inclusão e comprometimento são os destaques durante encerramento da 1ª edição do Projeto ABRACE - Pernas de Aluguel

"Um por todos, todos por um" é o lema do projeto

Belo Horizonte (MG) - Na última quinta-feira, 01/08, foi realizado o evento de encerramento da 1ª edição do projeto ABRACE – Pernas de Aluguel na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Belo Horizonte. O evento contou com a participação dos paratletas, voluntários, instituições parceiras e da equipe técnica.

A procuradora do Trabalho, que na ocasião estava representando o procurador Pedro Ivo Dourado que atualmente conduz o procedimento, Mariana Lamego, deu início à reunião, agradecendo a presença de todos: "celebramos as pessoas e suas potencialidades, a nossa capacidade de ser e de fazer tudo que decidimos: seja correr sobre rodas; seja ser uma agradável companhia para quem sonha em correr sobre rodas. Então, parabéns a vocês que rompem barreiras físicas e talvez outras tantas, para viverem a corrida de rua; e a vocês que são os padrinhos nessa empreitada."

O projeto que conta com verba destinada inicialmente pelo procurador do Trabalho, Fabrício Borela, se encerra com o resultado de seis corridas realizadas, cerca de 12 pessoas com deficiência assistidas, por cerca de 40 corredores voluntários.

O Presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), responsável pela execução do projeto, Gustavo Costa Nassif, agradeceu a oportunidade de fazer parte do projeto e ressaltou a importância: "o IDCT não só tem o prazer de ajudar, mas tem a honra e a satisfação de fazer parte desse projeto. O IDCT é fruto de vários trabalhos sociais e participar desse projeto tem nos sensibilizado cada dia mais para a nossa natureza estatutária de que cidadania é de fato um estímulo a participação das pessoas nos destinos da cidade e nos destinos da dignidade humana. Parabéns e que a gente continue seguindo essa estrada. Um por todos e todos por um."

O Presidente do Pernas de Aluguel Minas Gerais, Romeu Caldeira, explicou sobre o significado do nome: "não participamos de graça, emprestamos as nossas pernas, corremos, e como pagamento recebemos sorrisos. Por isso, Pernas de Aluguel. Agradeço o apoio do MPT e do IDCT que foram de suma importância para continuarmos tocando o projeto com maestria para fazer cada vez melhor e com qualidade."

"Eu tenho um orgulho enorme de fazer parte do pernas. Quando entrei, o meu desejo era que compartilhassem comigo aquela alegria e energia que eu vi e senti quando passei um dia na lagoa e conheci o projeto. O que eu recebo em troca é muito maior do que eu dou", ressaltou a Supervisora de Voluntários e PCDs do Pernas de Aluguel Minas Gerais, Ramille Soares.

A representante dos PCDs, Amanda Alether, compartilhou uma mensagem com os presentes: "é um prazer muito grande estar aqui. Falar sobre o pernas é falar sobre famílias, histórias de pessoas diferentes e sobre amor. Não é só mais um esporte, não é só corrida. Cada voluntário tem uma história de vida, cada PCD tem uma história. Todos nós temos uma história com o projeto. O pernas é a união de todos os tipos de amor."

O Produtor Geral do IDCT, Romulo Moreira, enfatiza que: "a costumeira alegria dos voluntários e a satisfação dos PCDs é algo que enchem os nossos corações de alegria. Muito bom participar deste movimento de inclusão, de oportunidades e acesso, sem discriminações, a tudo que é oferecido à comunidade."

O projeto Abrace consiste em dar suporte financeiro aos gestores e voluntários para viabilizar a condução de pessoas com deficiência (PCDs) em corridas de rua, o que é feito em triciclos devidamente adaptados para a atividade e com toda a segurança. É um projeto de promoção de cidadania, inclusão e socialização por meio do esporte.

 Confira as fotos do evento

 

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no X (antigo Twitter) @MPT-MG  e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir