Programa de aprendizagem profissional é criado a partir de reversão de verba feita pelo MPT

10 jovens, entre 14 e 16 anos, fazem parte do programa

Belo Horizonte (MG) – Adolescentes em situação de vulnerabilidade social estão tendo a oportunidade de participarem de um programa especial de aprendizagem profissional por meio de uma iniciativa conjunta entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Instituto Ramacrisna e Centro de Referência das Juventudes (CRJ).

Em visita realizada ao CRJ na última quinta-feira, 10, a procuradora do Trabalho, Luciana Marques Coutinho, acompanhou um pouco das atividades que os 10 jovens entre 14 e 16 anos estão desenvolvendo no local.

"O Instituto Ramacrisna, recebeu recursos do MPT, fruto de reversão de multas/indenizações para custear um programa especial de aprendizagem profissional destinado a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente o público prioritário do programa Descubra. Foi realizada uma parceria entre o Instituto Ramacrisna e a Prefeitura de Belo Horizonte para que os adolescentes/jovens beneficiários cumpram a parte prática da aprendizagem no Centro de Referência das Juventudes", explica a procuradora.

"Lembrando que como é um programa de aprendizagem profissional, os adolescentes e jovens beneficiados são aprendizes, com todos os direitos trabalhistas garantidos. O Instituto Ramacrisna assina a carteira de trabalho dos aprendizes e pagam os encargos trabalhistas, tudo com as reversões efetuadas pelo MPT", completa a procuradora.


"Antes dos adolescentes virem para o CRJ, eles ficaram 20 dias no instituto recebendo uma introdução ao mundo do trabalho e ao audiovisual. Aprenderam sobre fotografia, filmagem e captação de áudio", destaca o instrutor de audiovisual do Instituto Ramacrisna, Nezir Araujo. "A parceria com o CRJ possibilita a chance de colocarem em prática toda a parte teórica que aprendem no instituto", finaliza.

A coordenadora de produção do CRJ, Camila Sabino Rosa, explica que os 10 jovens estão distribuídos nas equipes técnicas de projetos, produção e gestão do espaço, recepção ao público e no estúdio musical que foi custeado com reversão de multa realizada pelo MPT em 2023. "Nós adotamos o método de rotação para que cada jovem conheça melhor os espaços do CRJ, eles ficam por volta de 90 dias em cada setor."

O Coordenador técnico do Estudio do CRJ, Rodrigo Santos, fala sobre a oportunidade de ensinar aos jovens o funcionamento de um estúdio musical: "o estúdio tem um potencial grande para a aprendizagem dos jovens, porque possui a estrutura de um estúdio profissional. O jovem aprende a ser um profissional de estúdio, desde a montagem de equipamentos até a produção musical."

O atual gestor do Centro de Referência a Juventude, Paixão Ferreira, ressalta a importância dessa parceria para os jovens atendidos: "ações como essa, contribuem para a manutenção da vida desses jovens de uma forma mais efetiva possibilitando a chegada à vida adulta por meio de um processo qualificado."

O Gerente da Secretaria Executiva do Programa Descubra, Ronalte Vicente, afirma que: "ao proporcionar um ambiente de aprendizagem prático no CRJ-BH, estamos não só oferecendo oportunidades de formação profissional, mas também contribuindo para a inclusão social desses jovens. A aprendizagem, nesse contexto, vai muito além da aquisição de habilidades técnicas. É um processo transformador que empodera e abre portas para o futuro. Oferecer vagas na área da economia criativa (audiovisual) um setor em constante crescimento e com grande potencial, é uma forma de atrair mais jovens e incentivar a inovação. Acreditamos que investir na transformação de vidas de jovens vulneráveis é investir na transformação de nosso país."

O Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra! é uma cooperação interinstitucional que pretende promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Saiba mais em: www.descubraaprendizagem.mg.gov.br 

 

 

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir