Três adolescentes são encontrados em trabalho irregular, no sul de Minas

Eles exerciam atividades previstas na Lista TIP, em uma confecção

Divinópolis (MG) – Após ser denunciada, uma confecção localizada em Campo Belo, região sul de Minas Gerais, assinou um termo de ajuste de conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho (MPT). Os ajustes incluem medidas de combate ao trabalho infantil, já que uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou, na empresa, três adolescentes sendo submetidos a trabalho irregular.

Na oportunidade, eles foram encontrados trabalhando com costura e corte, o que envolvia o manuseio de objetos perfurocortantes e operação de máquinas, função essa prevista na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, também conhecida como Lista TIP. Dessa forma, o empregador se comprometeu a se abster de contratar trabalhadores com idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, desde que atendidos, os requisitos previstos Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além disso, a empresa deve se abster de exigir o trabalho de crianças e adolescentes menores de 18 anos no período noturno, em atividades perigosas, insalubres ou em locais ou serviços prejudiciais à sua moralidade. Essa proibição se estende ainda às atividades da Lista TIP.

Após ser notificada, a confecção afastou os adolescentes do trabalho proibido e mudou as respectivas funções para auxiliar administrativo, mantendo o vínculo de emprego. A nova função é compatível com a idade dos adolescentes.

O TAC prevê ainda multa de R$ 5 mil por cada trabalhador prejudicado. Os ajustes realizados valem em todo o país.

 

Fique ligado!

  • Já pensou em saber mais sobre a Lista TIP lendo uma revista em quadrinhos!? Então, clique aqui e boa leitura!
  • Ah, agora que você já sabe mais sobre o trabalho infantil, ajude-nos a proteger as crianças e os adolescentes e a construir uma sociedade melhor! Denuncie o trabalho infantil e o de adolescentes em situação irregular! Clique aqui e denuncie!

 

Leia também!

Vamos falar sobre trabalho infantil e Lista TIP!?

Fábrica de sapatos assina TAC após denuncia de exploração de trabalho infantil, no Centro-oeste Mineiro

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir