• PRTs em Minas
  • PTM Juiz de Fora
  • Empresa moveleira em Visconde do Rio Branco celebra TAC com MPT após constatação de irregularidades trabalhistas

Empresa moveleira em Visconde do Rio Branco celebra TAC com MPT após constatação de irregularidades trabalhistas

Juiz de Fora (MG) – No dia 24 de abril, uma indústria moveleira com 21 funcionários e sede em Visconde do Rio Branco/MG celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em razão de desrespeito às normas de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho. Dentre as irregularidades observadas, destacam-se as relativas às condições sanitárias e de conforto dos locais de trabalho; às instalações elétricas; às máquinas e equipamentos, inclusive de proteção individual ou coletiva. Ainda foram denunciadas a ausência de anotações em Carteira de Trabalho e o não pagamentos de horas extras.

Por meio do TAC, a referida indústria assumiu, dentre outras obrigações, a de instalar sistemas de segurança com proteções fixas, móveis e coletivas; capacitar os operadores de máquinas; bem como providenciar instalações elétricas e sanitárias compatíveis com as respectivas normas regulamentadoras e fornecer gratuitamente equipamentos adequados de proteção individual aos trabalhadores. Em caso de descumprimento dessas obrigações estão sujeitos ao pagamento de multa.

"As condutas apuradas na referida indústria, configuram-se em séria lesão não só aos direitos dos trabalhadores, como também a toda a sociedade", classificou o procurador do Trabalho no relatório do caso. Ele destacou ainda, que a ausência de registros dos trabalhadores "prejudica toda a sociedade, uma vez que o empregador, ao adotar essa conduta negligente, deixa de recolher tributos e encargos que serviriam como fonte de custeio de diversas políticas públicas".

Você sabia que qualquer pessoa pode denunciar irregularidades trabalhistas!?

Veja como é simples!

As denúncias trabalhistas ao MPT podem ser feitas pessoalmente nas Procuradorias do Trabalho em todo o país, por telefone (0800-702-3838, das 9h às 17h), por carta e até mesmo pela internet (Sistema de Denúncia).

 

Siga-nos no X (antigo Twitter) @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT.

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir