Alunos de duas cidades do sul de Minas se destacam na etapa estadual do Projeto MPT na Escola

Trabalhos de Andradas e Tocos do Moji estão entre os vencedores

Pouso Alegre e Varginha (MG) – Alunos de escolas públicas de Andradas e Tocos do Moji, cidades localizadas na região sul de Minas Gerais, conquistaram quatro das primeiras colocações na etapa estadual do Projeto MPT na Escola. Por terem se destacado, serão representadas na solenidade de premiação desse ano, que ocorrerá em Belo Horizonte, dia 8 de novembro.

Os trabalhos apresentados por esses municípios estão entre os primeiros colocados em três das quatro categorias do projeto, ou seja, conto, desenho e poesia. Aliás, na modalidade conto, por exemplo, venceram tanto nas faixas etárias de 4º e 5º anos quanto nas de 8º e 9º.

Um dos objetivos do MPT na Escola é informar, conscientizar e incluir profissionais da educação, alunos e famílias no debate sobre a prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a). E o conteúdo dos trabalhos apresentados demonstra que a pauta chegou nas escolas e na vida dessas crianças e adolescentes, como se pode observar no seguinte trecho de um dos contos vencedores: "mas aprender... ah como era difícil aprender naquele tempo". E na sequência a aluna escreve que "a escola ficava sempre em segundo lugar na minha vida, porque eu precisava ajudar meus pais na lavoura e com os animais. Quando ia para casa ainda tinha que ajudar a minha mãe com os serviços domésticos. Isso tudo... até que o dia acabava, indo embora e levando com ele meus sonhos". E ainda conclui, "assim, mal sobrava tempo para os estudos".

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir