Campanha contra o trabalho infantil reuniu cerca de 1000 pessoas, no triângulo mineiro
segunda-feira, 18 junho 2012,15:23
Uberlândia – Terminou nessa quinta-feira, 14, o ciclo de atividades promovidas pelo Ministério Público do Trabalho para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no triângulo mineiro. A campanha “Vamos Acabar com o Trabalho Infantil – Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social” foi promovida nas cidades de Uberlândia, Iturama e Frutal, nos dias 12, 13 e 14 de junho.
A campanha em números:
– 1.000 kits de material didático distribuídos
– 100 cartilhas distribuídas para 24 escolas de Frutal e 14 de Iturama;
– 80 gestores municipais e estaduais conheceram o projeto;
Cerca de mil pessoas, entre crianças, jovens e gestores de escolas municipais e estaduais receberam material didático e orientações sobre temas como trabalho infantil e adolescente, drogas, violência infantil.
Na avaliação da procuradora Tatiana Campelo, que coordenou as atividades na região, a ampla participação da comunidade local evidencia o caráter emergencial do tema frente às desigualdades sociais. “Erradicar a exploração de crianças e adolescentes é uma forma de garantir o acesso ao lazer, ao estudo e à cultura”, afirma a procuradora.
Os eventos foram realizados em parceria com a Gerência Regional do Trabalho, a Polícia Militar, o Sest/Senat e outras entidades.
Ações locais:
Uberlândia – Programação também contou com apresentações culturais e distribuição de brindes. Os jovens aprenderam a elaborar currículo e a se comportar em entrevista profissional.
Frutal – Procuradores apresentaram o Projeto MPT na Escola para educadores e distribuíram cartilhas sobre trabalho infantil.
Iturama – Ação na cidade também contou com apresentação do Projeto MPT na Escola.