Workshop reunirá municípios mineiros para troca de experiências de combate ao trabalho infantil
O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai promover na próxima terça-feira, dia 18, um workshop com 42 municípios mineiros para debates e apresentações de experiências afirmativas de combate ao trabalho infantil e regularização do trabalho do adolescente. O encontro, que integra o projeto Resgate a Infância - Eixo Políticas Públicas -, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), é realizado no mês dedicado ao enfrentamento ao trabalho proibido que envolve crianças e adolescentes.
Foram convocados para participar do evento 22 municípios que assumiram por meio da assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) o compromisso de adotar boas práticas no enfrentamento ao trabalho infantil no âmbito do projeto Resgate a Infância. De acordo com a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordinfância, Luciana Marques Coutinho, essas prefeituras terão a oportunidade de apresentar no workshop iniciativas e medidas implementadas em decorrência desses acordos extrajudiciais firmados com o MPT.
Já outros 20 municípios também foram convidados e poderão compartilhar as ações que já desenvolvem com essa finalidade. Para a procuradora Luciana Coutinho, o workshop tem a finalidade de proporcionar "um saudável intercâmbio de experiências para que boas medidas e iniciativas sejam compartilhadas e replicadas".
Saiba mais: o projeto Resgate a Infância atua conjuntamente sob o viés dos eixos educação, profissionalização e políticas públicas, visando ao combate do trabalho infantil e ao fomento do trabalho regular do adolescente. Em Minas, a ação integra iniciativas da agenda estratégica regional do Ministério Público do Trabalho.
Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT.
Leia também:
- Oficina reúne profissionais da educação e da rede de proteção para debate sobre trabalho infantil