Minas Registra 40 mil acidentes de trabalho por ano
27 de julho: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes
O estado de Minas Gerais ocupa o segundo lugar no ranking de acidentes de trabalho no Brasil, com cerca de 10% do total de ocorrências registradas. Perde apenas para São Paulo. De janeiro de 2015 até hoje, foram 121.724 ocorrências pelo INSS.
A cada ano são cerca de 40 mil. Esses e outros dados, como custos para a Previdência Social e dias parados, podem ser acompanhados diariamente pelo site Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, lançado em abril deste ano, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
"São dados alarmantes, comparáveis a estatísticas de guerra, que devem mobilizar a atenção de empregadores, organizações sindicais, trabalhadores e também da sociedade, pois são os contribuintes que pagam a conta da negligência de empresas que não investem em saúde e segurança no trabalho", enfatiza a procuradora do Trabalho Sônia Toledo Gonçalves.
No MPT em Minas é instaurada uma média de 130 inquéritos administrativos a cada ano para investigar denúncias de acidentes de trabalho. De 2011 a 2016 foram assinados cerca de 300 termos de ajustamento de conduta (TAC) e ajuizadas quase 200 ações civis públicas (ACP).
A procuradora do Trabalho Sônia Toledo Gonçalves concedeu entrevista hoje, 27, para o MG TV sobre acidentes de trabalho.
Leia também: Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho é lançado em Brasília